Como começar a correr?

como começar a correr

Pensar em correr longas distâncias pode ser assustador no início. As pernas cansarão e a respiração ficará ofegante. Mas terá também a liberação da endorfina, a imensa sensação de dever cumprido e uma satisfação enorme, além de muitos outros benefícios mentais e físicos. Você precisa apenas começar. 

12 dicas para quem quer começar a correr:

  1. Planeje e estabeleça uma rotina 

Decida quais dias da semana irá correr e organize-se para isso. Os maiores obstáculos para começar a correr muitas vezes não têm nada a ver com o seu nível de condicionamento físico – você é mais forte do que pensa. É sobre estilo de vida e adaptação à sua agenda já ocupada. Reserve esse tempo para você em sua agenda e faça o que deve ser feito!

  1. Escolha o seu tênis

Qual o melhor tênis para correr? Atualmente se discute muito sobre esse assunto. Tem gente que fala que o tênis errado pode causar lesões mas até o momento isso não foi comprovado cientificamente e a recomendação no momento continua sendo: use aquele que te calça bem e é confortável. 

  1. Prepare seu kit um dia antes

Parece simples, mas é muito eficaz. Preparar o que irá usar e levar para a sua corrida, além de economizar tempo momentos antes de sair para correr, vai te deixar motivado e animado para esse momento. 

  1. Beba bastante água nos dias anteriores a corrida

A hidratação tem um importante impacto no seu nível de energia e concentração e, portanto, na sua motivação. Além de que também afeta o seu desempenho. Beba bastante água principalmente no dia anterior. Não deixe para o dia da corrida, você não vai querer parar toda hora para ir ao banheiro, né?

  1. Faça um aquecimento leve

Prepare o seu corpo para a corrida aumentando a temperatura corporal e a respiração. Faça um aquecimento leve e deixe os longos alongamentos para depois da corrida. Polichinelo, elevação dos joelhos, agachamentos e caminhar rápido são alguns exemplos.

  1. Comece devagar

Depois de conhecer o prazer da endorfina, alguns iniciantes se empolgam e querem correr todos os dias. Comece devagar, correr é um esporte que exige bastante dos músculos e articulações.

Você não precisa treinar todos os dias. Tire dias de folga. Eles são tão importantes quanto os dias de treinamento e sempre que possível inclua exercícios de fortalecimento.

  1. Proteja seus pés

Meias específicas para correr absorvem mais o suor e protegem seus pés. As meias de algodão por não absorverem tanto o suor causa atrito com o pé e, eventualmente, bolhas que podem interromper sua corrida.

  1. Observe a sua postura

Mas sem stress. A primeira coisa que deve saber é que cada pessoa corre de maneira diferente. Abaixo estão apenas algumas dicas e não regras rígidas que devem ser seguidas por todos.

  •  Relaxe e libere a tensão

Sem pensar, o esforço de correr causa tensão nos músculos, o que é bom para as pernas mas não para o resto do corpo. A tensão extra é exaustiva e gasta mais energia do que o necessário. Verifique mentalmente de vez em quando se seus ombros estão tensionados em direção às orelhas – relaxe-os. Relaxe a mandíbula, a testa, os punhos e os dedos também. Para manter as mãos soltas, imagine que você está segurando ovos com as duas mãos enquanto corre.

  • Movimente seus braços e cotovelos

Correr é um treino para o corpo todo, e o que você faz acima da cintura também é importante. Empurre ativamente o cotovelo para trás ao levar a mesma perna para a frente e tente evitar a rotação da parte superior do corpo.

  1. Não crie maus hábitos

Muitos corredores, especialmente quando estão cansados, correm quase que arrastando os pés pelo chão. Isso desacelera o progresso e o desempenho. Caso perceba que está fazendo isso, pare e descanse. Não deixe que maus hábitos virem rotina.

  1. Alongue

Agora que seus músculos estão aquecidos, é o momento perfeito para melhorar sua flexibilidade. À medida que você usa mais os músculos durante a corrida, eles ficam mais fortes, mas também mais contraídos. Apenas 10 minutos de alongamento após cada corrida podem deixá-los mais soltos. 

  1. Cuide da nutrição e hidratação

Coma carboidratos para repor energia e proteína para reparar os músculos. Coma vegetais,  frango, arroz e não esqueça de hidratar. Você precisa repor os fluidos perdidos com o suor.

  1. Faça do sono uma prioridade

Na cama é onde a mágica acontece. Se você conseguir dormir cedo e desfrutar de 8 horas de descanso, seu corpo terá muito tempo para se recuperar. É quando todos os benefícios do seu treinamento realmente surtem efeito e você acorda mais apto e mais forte.

 Agora só vai! E divirta-se…

Compartilhe: