Uma das informações mais valiosas ao longo termo que você pode coletar são os seus batimentos cardíacos pela manhã, quando em repouso.
6 motivos pelo qual você deve monitorar o seu coração toda manhã em repouso
Quando acordar pela manhã, anote numa planilha. Essa é uma ferramenta muito valiosa que vai ter ajudar a identificar:
- Doenças
- Lesões
- Overtraining
- Stress
- Recuperação incompleta
- Além de te ajudar no processo de evolução
Diversos fatores afetam os batimentos cardíacos em repouso e durante o exercício, mas no geral o que mais afeta é o nível de condicionamento e o estado da recuperação.
Uma frequência cardíaca em repouso mais baixa (em atletas amadores ou profissionais) indica que os músculos do coração cresceu em tamanho e força, movendo mais sangue a cada batida e portanto precisando de menos batimentos para realizar o trabalho.
Ou seja, quanto mais em forma você ficar, menor serão seus batimentos cardíacos em repouso.
O segundo fator mais importante é o estado da recuperação.
Depois das atividades físicas, algumas coisas acontecem em nosso corpo. Fonte de energia esgotada, temperatura corporal elevada e músculos fadigados. Isso fará com que o corpo precise trabalhar mais para se recuperar e isso resultará em uma frequência cardíaca mais elevada.
Caso note que seus batimentos em repouso estão acima do normal, pode ser uma boa ideia tirar o dia de folga e descansar.
Monitorar seus batimentos em repouso e durante os exercícios vai ter ajudar a realizar os ajustes necessários como comer, hidratar ou descansar.
E buscar ajuda de um profissional da saúde é sempre uma boa ideia.
Referência: Livro Heart Rate Training