Relacionamento aberto

foto casal relacionamento aberto

Quando duas pessoas em um relacionamento monogâmico (tem apenas um parceiro amoroso ou sexual), decidem conhecer e ficar com pessoas diferentes, acontece o relacionamento aberto. 

O que é um relacionamento aberto?

Ao contrário do que pensam algumas pessoas conservadoras, o relacionamento aberto não é bagunça e há uma série de regras que devem ser pré estabelecidas pelo casal para acontecer. 

Na nossa sociedade os relacionamentos entre duas pessoas sempre foram valorizados, a monogamia é a representação de um modo de vida que prezou sempre por um relacionamento tradicional, onde as duas pessoas prometiam fidelidade e amor uma à outra. Podemos ser uma geração moderna, mas nossos pensamentos não são tão modernos assim. 

A monogamia propõe fidelidade, exclusividade, compromisso e respeito. Mas o relacionamento monogâmico não está a salvo de traições e mentiras. Existem outras formas de se relacionar e se as pessoas forem sinceras e abertas umas com as outras, não há problema nenhum em vivê-las. 

Para acontecer o relacionamento aberto o casal precisa estar muito bem entre si, equilibrados, com uma boa comunicação e sintonia. É preciso ter maturidade emocional. Portanto, utilizar o relacionamento aberto como recurso para salvar um relacionamento é a pior opção. 

Antes de abrir um relacionamento há a necessidade de conhecer o limite do outro, de saber o que a pessoa gostaria ou não gostaria, quanto mais às claras forem expostas às regras, melhor o relacionamento. 

Caso o casal não entenda ainda o que quer, é preciso ir com calma e descobrir aos poucos o que agrada cada um.  O diálogo é a chave para qualquer relacionamento, seja ele aberto ou fechado. 

Algumas pessoas querem saber o que os parceiros fazem, outras não, os acordos variam muito. 

O relacionamento aberto nos faz pensar o quanto somos conservadores enquanto sociedade e tratamos o outro como nossa propriedade e não como seres humanos capazes de viver outras experiências. 

Tipos de relacionamento aberto

  • Relacionamentos abertos com múltiplos parceiros, quando ambos mantêm relações com outras pessoas, sejam relações sexuais ou afetivas.
  • Relacionamentos híbridos, quando um parceiro é monogâmico e o outro não é, num acordo feito entre eles. 
  • Relacionamentos livres, nos relacionamentos livres não há nenhuma hierarquia entre as relações, que podem ser mais de uma. 
  • Swinging, acontece quando há troca de casais de forma meramente sexual, o relacionamento principal permanece. 

Há outros formatos de relacionamentos diferentes com acordos diferentes entre os casais. Esses acordos são individuais. 

Regras de um relacionamento aberto

As regras são pré estabelecidas pelo casal e são cruciais para o relacionamento aberto dar certo, porém existem algumas regras que devem ser compartilhadas por todos os casais que possuem um relacionamento aberto. 

  • Respeito ao seu compromisso inicial, priorizar a convivência a dois e ter o espaço do casal para realizar suas atividades juntos.
  • Estabelecer limites, entender o que querem ou o que não, o que podem fazer sem magoar o outro. 
  • Ao menor sinal de ciúmes, converse. Ciúmes é normal, mas ciúmes em excesso, passando a perseguir o (a) parceiro (a), quando há sentimentos de inferioridade e problemas de auto estima, é necessário conversar. 
  • Escolher lugares onde ambos estejam confortáveis para se relacionar com outras pessoas, precisa ser um lugar neutro, que não tenha significado para o casal.
  •  Deliberar com quem o casal pode ficar. Estabelecer se pode ficar com pessoas desconhecidas ou com amigos da mesma roda, ex-namorados. 
  • Determinar se é somente sexo ou se pode envolver outros sentimentos. 
  • Avaliar como está o relacionamento, um relacionamento só pode funcionar se  o casal tiver maturidade emocional, souber o que quer para si e se estiver bem um com o outro.
  • Entender que o relacionamento aberto é um estilo de vida. Entender que realmente existem pessoas vivendo em não monogamia, não é uma bagunça generalizada ou algo imoral. É um estilo de vida como qualquer outro. 
  • Se proteger e realizar exames periódicos, é fundamental. A proteção previne doenças na vida do casal. A saúde é muito importante. 

Relacionamento aberto no namoro

  • “Meu namorado quer um relacionamento aberto, mas eu não tenho certeza sobre isso, e agora?”

Nem todas as pessoas são adeptas a um relacionamento aberto.  Algumas pessoas podem ser bem resistentes, na verdade. Mas o que deve ser feito é um termômetro do seu relacionamento. Se o relacionamento dá segurança, certezas e não dá espaço para desconfianças, pode ser um bom caminho conversar sobre isso. Entender as motivações para o namorado querer abrir o relacionamento, talvez porque não queira trair. 

Mas se o namoro te traz inseguranças, dúvidas ou se sua auto estima não está boa. Ter um relacionamento aberto neste momento não é bom.  Talvez após trabalhar as inseguranças e expor isso ao parceiro. 

  • “Minha namorada se envolveu com a pessoa que ela ficava. E agora?”

É muito difícil ver alguém que ama se apaixonando por outra pessoa. Mas pode acontecer. O ideal é sentar, conversar e perguntar a ela se quer continuar com o relacionamento de vocês ou se quer se separar. Ou se você aceita que ela viva um relacionamento com você e a outra pessoa ao mesmo tempo. Essa é a parte mais difícil. Mas em hipótese alguma fuja do problema ou se afastem, vocês precisam encarar o problema juntos. 

Relacionamento aberto no casamento

  • “Eu e minha esposa vivemos em um relacionamento aberto desde que nos casamos, contudo, eu quero fechar. E agora?”

As regras para o casamento são as mesmas que para o namoro. Primeiro, deve-se explicar para sua esposa porque quer encerrar esse ciclo. É medo de perdê-la? São ciúmes? É posse? Ou necessidade de ter um espaço a dois? Pode ser qualquer um dos motivos. Quando uma das partes não sente que deve manter o relacionamento aberto, é hora de fechá-lo para preservá-lo. Isso não impede que o relacionamento volte a ser aberto um dia quando o casal sinta necessidade. 

Relacionamento com uma pessoa em um relacionamento aberto

  • “Me relaciono com uma pessoa que vive um relacionamento aberto, como devo me portar com ela?”

Você deve respeitar o relacionamento da pessoa, conhecer as regras e não incitar a quebrá-las. Você deve saber que a pessoa tem um relacionamento principal e se conformar com isso. Não se deve persuadir a pessoa a largar o seu parceiro ou parceira, isso é agir de má- fé, porque você já sabia as condições estipuladas no relacionamento ao se envolver. 

Vantagens do relacionamento aberto

  • Sentir desejo por outras pessoas sem culpa. 
  • Não ser traído (a): Traição pode ocorrer no relacionamento aberto somente se quebrarem as regras estabelecidas. 
  • O relacionamento não vai cair na rotina. 
  • Aprender com novas experiências como agradar o (a) parceiro (a). 
  • Mais liberdade para sair sozinho (a) ou com amigos.
  • Conhecer pessoas novas e viver novas experiências. 

O casamento aberto de Jada e Will Smith

Um exemplo de casamento aberto é de Will Smith e Jada Pinkett Smith. Os dois estão juntos há 23 anos.  O ator relatou que a escolha partiu de Jada e os dois mantêm relações sexuais com outras pessoas.  Em seu livro, Will relatou que ele e Jada não poderiam ser responsáveis pela felicidade um do outro e abriram o relacionamento. 

Numa entrevista, Jada explicou que Will era dono de si e poderia fazer o que quisesse com quem quisesse, assim como ela. Alguns dos relacionamentos e casos que eles tiveram inclusive se tornaram públicos. Ela nunca concordou com o título de esposa e as regras do matrimônio. Os dois acreditam que o casamento não pode ser uma prisão.  

O casamento aberto dos dois virou uma polêmica, tanto que um dos casos de Jada foi exposto e passaram a fazer perguntas indiscretas para os dois.  Apoiadores do casal chegaram a fazer uma campanha no Twitter, para deixá-los em paz e não realizarem mais perguntas indiscretas sobre seu relacionamento. 

Algo tão comum não deveria causar espanto ou alvoroço. O importante é a felicidade deles e mais nada.  O relacionamento aberto não é uma anomalia ou digno de estranheza, é mais comum do que se imagina e devemos respeitar os casais que escolhem ter um relacionamento aberto. 

Muitas pessoas que vivem um relacionamento aberto questionam sobre o machismo sofrido “ que sorte a dele por poder ficar com outras pessoas” ou então “ você vai deixar a sua mulher ficar com outro?”, a falta de compreensão das pessoas é o que gera mais preconceito. 

Mas é importante alertar, não veja o relacionamento aberto como uma solução para os problemas da relação.  Se o casal está de acordo, ninguém deve se intrometer sobre a melhor forma de se relacionar. Alguns vivem na monogamia, outros na não monogamia e está tudo bem. O importante é ter maturidade emocional e comunicação. 

Não monogamia é sobre pessoas insatisfeitas com o modelo tradicional de relacionamento exclusivo entre duas pessoas que juram amor eterno e vivem felizes para sempre. 

Relacionamento aberto não tem nada a ver com falta de amor, e sim com o amor disposto a conceder e abrir espaço para outras pessoas na relação. O relacionamento aberto concebe outras formas de demonstrar cuidado e confiança. 

Compartilhe:

Autor: Amanda Barbosa

Psicóloga e Psicoterapeuta