Morena iluminada: qual tom usar, dicas e inspirações
morena iluminada cabelo cacheado

Morena Iluminada: a tendência que está dominando

O que é exatamente morena iluminada ou morenas iluminadas? 

Morena iluminada é um look bronzeado para cabelos castanhos. A morena iluminada dá vida ao cabelo sem ter que ficar loiro ou usar mechas fortes.

Lançado pelo cabeleireiro paulista João Bosco, dono do Salão 1838, Bosco tem sido um dos maiores defensores da tendência (basta dar uma olhada em sua conta no Instagram). Bosco explicou a técnica em uma entrevista. 

Qual tom usar para morena iluminada?

Para conseguir o tom morena iluminada, Bosco escolhe um tom de castanho que é apenas três tons mais claro do que a cor natural do cabelo da cliente. Onde os destaques geralmente começam na raiz ou no comprimento semelhante aos estilos ombré ou balayage, Bosco aplica a cor mais clara das pontas e brinca com o cabelo em torno do comprimento para evitar qualquer diferenciação severa entre as duas cores. O toque final é usar um tonalizante que combine com a cor base da cliente e esfumar a raiz. Esta técnica ajuda a reunir as diferentes cores para um visual realçado natural que é distribuído por todo o cabelo.

Como manter o tom morena iluminada?

Nikki Ferrara, uma especialista em cores baseada na cidade de Nova York, disse à Allure Magazine que uma das melhores maneiras de manter a aparência morena iluminada é “manter a profundidade na raiz”.

Quanto tempo dura o tom morena iluminada?

Normalmente durando seis meses sem a necessidade de retocar ou clarear, ao contrário de muitas outras colorações. Bosco também disse na entrevista que, além do belo visual, a pouca manutenção é outro motivo pelo qual essa técnica é tão popular.  

Bosco disse que algumas clientes que chegam pedindo as morenas iluminadas só vêm uma vez por ano. Uma cor de cabelo moderna que também vai economizar dinheiro? Quem não gostaria disso?

Cuidados antes de investir no tom morena iluminada

Como qualquer trabalho de coloração, faça sua pesquisa e certifique-se de que o cabeleireiro que você vai tem experiência com técnicas semelhantes, como balayage. O Instagram pode te ajudar na busca – qualquer bom cabeleireiro tem uma conta e será uma boa base para encontrar alguém que possa conseguir a aparência que você deseja.

Como conseguir o tom morena iluminada em casa?

Esse look iluminado requer “pintar” o cabelo em diferentes seções, é realmente um trabalho para um profissional, mas se você estiver determinada a tentar por conta própria, tenha em mente estas dicas.

1. Escolha a cor com sabedoria

Você pode encontrar uma tintura de cabelo que seja alguns tons mais claro, dependendo de quão escuro seu cabelo é.

2. Aplicando a coloração

Seque seu cabelo para permitir que você pinte a cor uniformemente, se você tiver experiência, siga a técnica de Bosco, de tirar a cor das pontas e também do comprimento do cabelo.

3. Esfumaçar a raíz

Se você tiver acesso um tonalizante, não se esqueça de esfumar ao redor da raiz para completar o visual.

Como conseguir morena iluminada sem tingir?

As extensões de cabelo são uma maneira não permanente de testar a cor sem ter que tingir. Dependendo do tom do seu cabelo, você pode usar as extensões com clipe, castanho chocolate para ajudar a obter uma aparência morena iluminada. 

Morena iluminada em cabelo longos e médios

A morena iluminada é uma tendência de cabelo versátil, mechas longas ou curtas, cacheadas ou lisas. O look é obviamente ótimo para cabelos longos e de comprimento médio que permitem brincar com castanhos profundos, caramelos e uma mistura de quente e frio.

Morena iluminada em cabelos curtos e long bobs

Para estilos curtos e long bobs, a técnica morena iluminada ajuda a suavizar e destacar as camadas que emolduram o rosto. E com pouca manutenção, você não precisará de idas frequentes ao salão ou ter que colorir a cada estágio de crescimento.

Morena iluminada em cabelos cacheados

Para cabelos cacheados, a morena iluminada é uma ótima maneira de dar ao cabelo definição e mechas naturais sem ter que usar muita tinta ou descolorante. O visual iluminado vai valorizar especialmente o cabelo cacheado, pois brinca com as dimensões e a textura da cor para que, não importa a luz que você esteja, seu cabelo fique fabuloso.

Quem pode usar o tom morena iluminada?

Ao contrário de algumas tendências de cores de cabelo, a morena iluminada é algo que pode ser usado em todos os tipos de cabelos – sim, até as loiras. Com sua versatilidade, baixa manutenção e a aparência natural, é certamente uma tendência para todas. O castanho está em uma família de cores com tantas opções que com certeza encontrará o tom que combina com você para emoldurar seu rosto perfeitamente. 

Compartilhe: