Ombré Hair: como saber o tom ideal?

Sem mostrar sinais de perda de popularidade, o ombré hair tem sido uma das maiores tendências de coloração de cabelo das últimas duas décadas. 

Mas qual é a diferença entre ombré e balayage ou outras técnicas de coloração de cabelo? Listamos abaixo conselhos de especialistas sobre como tirar o máximo proveito da sua cor de cabelo.

O que significa Ombré hair?

Ombré em francês significa “sombreado” e descreve uma técnica de coloração de cabelo em que uma cor de base é mais escura e gradualmente iluminada ao longo do comprimento, geralmente começando no meio, dando um efeito de “queimado do sol”.

Qual a diferença entre Ombré e Balayage?

Um dos mal-entendidos mais comuns quando se trata de técnicas de coloração é a diferença entre cabelo ombré e balayage.

O cabelo Ombré é uma técnica de coloração de graduação contínua do mais escuro ao mais claro, enquanto o balayage é uma técnica de realce.

O que é Sombré?

O sombré é uma versão mais suave e sutil do ombré, com uma transição menos visível entre a raiz e as cores finais. 

O que é Dip-dye?

Também confundido com o ombré hair, a coloração dip-dye tem pouca ou nenhuma gradação sutil entre as cores mais escuras e mais claras. Como o nome mesmo diz, no dip-dye parece que você mergulhou seu cabelo em outra cor.

O Ombré hair é fácil de manter?

Uma das razões pelas quais o ombré hair é um look tão popular é a facilidade de manutenção. Graças à gradação da cor, conforme o cabelo cresce, as mechas mais claras se movem sutilmente para baixo nas pontas.

Como cuidar do Ombré hair em casa?

Opte por produtos que irão proteger a cor (não desbotá-la) e realçar seu brilho. Produtos que protege das agressões ambientais, como clima e poluição.

Inspiração de cores para looks Ombré hair

A combinação de cores mais comum para o cabelo ombré é um castanho médio com pontas douradas. Mas esta não é sua única opção, cabelos naturalmente mais escuros podem optar por um tom sombrio, com seus cachos castanhos desabrochando sutilmente em um tom cinza moderno ou até ruivo quente. 

Por que escolher o cabelo ombré?

O Ombré hair é um visual moderno que não exige muita manutenção, faz com que as pontas do cabelo pareçam mais grossas, assim escondendo quaisquer pontas danificadas. O cabelo também parece mais dimensional e volumoso. 

É uma técnica de coloração segura pois os produtos químicos que as acompanham não atingem o couro cabeludo. 

Como fazer ombre hair em casa?

Nós não recomendamos que faça nenhum tipo de coloração em casa, mas caso você opte por fazê-la, você vai precisar de: um kit ombré, uma escova de cabelo, um par de luvas, alguns grampos de cabelo para separar as mechas, um pincel aplicador, uma camisa velha, vaselina, shampoo e condicionador. 

Para começar, não lave o cabelo alguns dias antes de pintá-lo, pois isso facilita o processo de coloração e protege os fios. 

Passo a passo para o ombré hair:

  1. Desembaraçar o cabelo. 
  2. Divida o cabelo em quatro quadrantes e prenda-os com os grampos. 
  3. Certifique-se de que está prendendo o cabelo um pouco acima do ponto em que deseja que o ombré comece. 
  4. Vista uma camisa velha e um par de luvas antes de começar para evitar manchas. 
  5. Aplique vaselina ao longo da linha do cabelo, na testa, orelhas, pescoço e atrás das orelhas. 
  6. Siga as instruções fornecidas no kit ombré. 
  7. Aplique a mistura no cabelo da ponta inferior até o ponto em que deseja que desbote. 
  8. Trabalhe uma seção de cada vez. Certifique-se de ter coberto todas as seções adequadamente. 
  9. Deixe a tintura pelo tempo necessário antes de lavá-la. 
  10. Use um shampoo e condicionador que não agridam a cor.

Cuidados ao escolher o tom do Ombré hair

Se você está optando por um ombré de cor muito mais clara do que a cor natural do seu cabelo, seu cabelo precisará ser descolorido para que possa pegar a cor clara de maneira adequada. Descolorir o cabelo causa grandes danos ao cabelo, pois abre a cutícula do fio. O dano é permanente e só pode ser removido cortando o cabelo afetado. Se você vai alternar entre cores de cabelo escuras e claras regularmente, o dano irá causar a quebra do cabelo e o volume do cabelo será perdido, assim como o comprimento do cabelo. Certifique-se de usar descolorante de boa qualidade e apenas uma pequena parte do cabelo, que pode ser facilmente cortada se o cabelo não estiver com aspecto saudável por causa do descolorante. Se você estiver usando descolorante, convém não fazer em casa (a menos que você seja um profissional em coloração de cabelo) e vá a um salão de beleza para fazer isso por um especialista.

Qual tom de ombré hair combina comigo?

Se você está procurando um visual dramático, deixe a raiz do cabelo mais escura em um ou dois tons e clareie a cor nas pontas do cabelo. Certifique-se de que o desbotamento pareça natural. Se você está procurando um ombré mais natural, mantenha a cor natural da raiz do cabelo e não opte por uma cor de cabelo ombré que seja muito clara. Certifique-se de não clarear muito as pontas do cabelo, mais do que dois tons de contraste não deixará um visual natural. 

Ombré em cabelo lisos

Se você tiver cabelos lisos, um só tom deixará o visual sem dimensão. Use vários tons para adicionar dimensão ao cabelo. 

Ombré hair em cabelos com franja

Se você tem franja, precisa fazer ombré nas pontas da franja também, ou evite a franja.

Ombré hair para tons de pele mais escuro

Os vermelhos profundos, cobre e ombré hair bronze ficarão bem em você. 

Ombré para tons de pele entre claro e escuro

Escolha tons de castanho, caramelo e cobre. 

Ombré para tons de pele clara

Opte por tons de cinza, tons suaves de loiros e tons de caramelo dourado. A tendência atual do ombré é não ir muito drástica.

Inspire-se nesses Ombrés

Morena Iluminada: a tendência que está dominando

O que é exatamente morena iluminada ou morenas iluminadas? 

Morena iluminada é um look bronzeado para cabelos castanhos. A morena iluminada dá vida ao cabelo sem ter que ficar loiro ou usar mechas fortes.

Lançado pelo cabeleireiro paulista João Bosco, dono do Salão 1838, Bosco tem sido um dos maiores defensores da tendência (basta dar uma olhada em sua conta no Instagram). Bosco explicou a técnica em uma entrevista. 

Qual tom usar para morena iluminada?

Para conseguir o tom morena iluminada, Bosco escolhe um tom de castanho que é apenas três tons mais claro do que a cor natural do cabelo da cliente. Onde os destaques geralmente começam na raiz ou no comprimento semelhante aos estilos ombré ou balayage, Bosco aplica a cor mais clara das pontas e brinca com o cabelo em torno do comprimento para evitar qualquer diferenciação severa entre as duas cores. O toque final é usar um tonalizante que combine com a cor base da cliente e esfumar a raiz. Esta técnica ajuda a reunir as diferentes cores para um visual realçado natural que é distribuído por todo o cabelo.

Como manter o tom morena iluminada?

Nikki Ferrara, uma especialista em cores baseada na cidade de Nova York, disse à Allure Magazine que uma das melhores maneiras de manter a aparência morena iluminada é “manter a profundidade na raiz”.

Quanto tempo dura o tom morena iluminada?

Normalmente durando seis meses sem a necessidade de retocar ou clarear, ao contrário de muitas outras colorações. Bosco também disse na entrevista que, além do belo visual, a pouca manutenção é outro motivo pelo qual essa técnica é tão popular.  

Bosco disse que algumas clientes que chegam pedindo as morenas iluminadas só vêm uma vez por ano. Uma cor de cabelo moderna que também vai economizar dinheiro? Quem não gostaria disso?

Cuidados antes de investir no tom morena iluminada

Como qualquer trabalho de coloração, faça sua pesquisa e certifique-se de que o cabeleireiro que você vai tem experiência com técnicas semelhantes, como balayage. O Instagram pode te ajudar na busca – qualquer bom cabeleireiro tem uma conta e será uma boa base para encontrar alguém que possa conseguir a aparência que você deseja.

Como conseguir o tom morena iluminada em casa?

Esse look iluminado requer “pintar” o cabelo em diferentes seções, é realmente um trabalho para um profissional, mas se você estiver determinada a tentar por conta própria, tenha em mente estas dicas.

1. Escolha a cor com sabedoria

Você pode encontrar uma tintura de cabelo que seja alguns tons mais claro, dependendo de quão escuro seu cabelo é.

2. Aplicando a coloração

Seque seu cabelo para permitir que você pinte a cor uniformemente, se você tiver experiência, siga a técnica de Bosco, de tirar a cor das pontas e também do comprimento do cabelo.

3. Esfumaçar a raíz

Se você tiver acesso um tonalizante, não se esqueça de esfumar ao redor da raiz para completar o visual.

Como conseguir morena iluminada sem tingir?

As extensões de cabelo são uma maneira não permanente de testar a cor sem ter que tingir. Dependendo do tom do seu cabelo, você pode usar as extensões com clipe, castanho chocolate para ajudar a obter uma aparência morena iluminada. 

Morena iluminada em cabelo longos e médios

A morena iluminada é uma tendência de cabelo versátil, mechas longas ou curtas, cacheadas ou lisas. O look é obviamente ótimo para cabelos longos e de comprimento médio que permitem brincar com castanhos profundos, caramelos e uma mistura de quente e frio.

Morena iluminada em cabelos curtos e long bobs

Para estilos curtos e long bobs, a técnica morena iluminada ajuda a suavizar e destacar as camadas que emolduram o rosto. E com pouca manutenção, você não precisará de idas frequentes ao salão ou ter que colorir a cada estágio de crescimento.

Morena iluminada em cabelos cacheados

Para cabelos cacheados, a morena iluminada é uma ótima maneira de dar ao cabelo definição e mechas naturais sem ter que usar muita tinta ou descolorante. O visual iluminado vai valorizar especialmente o cabelo cacheado, pois brinca com as dimensões e a textura da cor para que, não importa a luz que você esteja, seu cabelo fique fabuloso.

Quem pode usar o tom morena iluminada?

Ao contrário de algumas tendências de cores de cabelo, a morena iluminada é algo que pode ser usado em todos os tipos de cabelos – sim, até as loiras. Com sua versatilidade, baixa manutenção e a aparência natural, é certamente uma tendência para todas. O castanho está em uma família de cores com tantas opções que com certeza encontrará o tom que combina com você para emoldurar seu rosto perfeitamente.